Usinas Hidrelétricas na bacia Amazônica
“Usinas hidrelétricas na Amazônia
A bacia Amazônica concentra mais de 40% do potencial de geração de energia hidrelétrica do território brasileiro. De fato, algumas das principais usinas hidrelétricas do país estão localizadas na Amazônia, sendo elas as usinas de Belo Monte e Tucuruí, ambas no estado do Pará. Embora inseridas na região, suas turbinas são movimentadas pelas águas dos rios Xingu e Tocantins respectivamente.
Entre as unidades de grande porte, como as duas citadas, e aquelas com menor capacidade, estima-se que haja pelo menos 221 usinas hidrelétricas na Amazônia|3|, com planos para a instalação de novas unidades nas décadas seguintes, especialmente na região do litoral paraense.
Apesar do enorme potencial hidrelétrico na região, o rio Amazonas apresenta características que não lhe conferem essa mesma propriedade. Isso porque não há muitas quedas d’água e o relevo de planície não condiciona maior força para a corrente, que seria fundamental para a geração de energia. Em contrapartida, existem dezenas de usinas termoelétricas instaladas nas proximidades do rio Amazonas e de seus tributários.”
Veja mais em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/rio-amazonas.htm