Rega de Orquídeas
“1 Regue só de vez em quando. Nenhuma variedade precisa ser regada todos os dias. Na verdade, o excesso de água pode apodrecer as raízes e matar a planta. Ao contrário de muitas plantas de casa, as orquídeas só devem ser regadas quando começarem a secar. Regar apenas quando estiverem quase secas imita o ambiente natural delas.
- Algumas possuem órgãos para armazenar água, outras não. Se a sua os tiver, como as cattleyas ou as oncidiums, deixe a planta secar totalmente antes de regar. Se ela não tiver esses órgãos, como as phalaenopsis ou as paphiopedilums, regue-a antes que seque totalmente.
- Se não tiver certeza sobre a sua, regue quando ela estiver quase seca, mas ainda com alguma umidade.
2 Considere seu clima. A frequência com a qual regar as orquídeas é afetada pelo nível de umidade na sua região, bem como pela quantidade de sol que a planta receberá e pela temperatura do ar. Como esses fatores mudam de acordo com a região e a casa, não há regras quanto a eles. Você terá que desenvolver uma rotina de acordo com o seu ambiente específico.
- Se a temperatura na sua casa for fria, regue com menos frequência do que se for quente.
- Se a planta ficar numa janela ensolarada, precisará de mais rega do que se estiver na sombra.
3 Veja se a mistura parece seca. Essa é a primeira indicação de que pode ser hora de regar a orquídea. A mistura de envasamento dela geralmente é composta de musgos ou súber (casca de árvores), e se parecer seca e esfarelada, pode ser hora de regar. No entanto, só olhar para a mistura não vai lhe dar uma indicação precisa o suficiente disso.
4Levante o vaso para checar o peso. Ele estará mais leve quando for hora de regar. Se estiver pesado, ainda há água nele. Com o tempo, você terá uma ideia de quão pesado o pote fica quando tem água versus como fica quando a planta precisa de rega.
- Um vaso que ainda contém umidade pode parecer diferente também. Se o pote for de barro, ficará mais escuro quando ainda estiver com água. Se estiver claro, pode ser hora da rega.
5 Teste com o dedo. Essa é a melhor maneira de determinar se a planta precisa de mais água. Enfie o dedo mindinho na mistura, tomando cuidado para não perturbar as raízes da orquídea. Se não sentir nenhuma umidade ou se sentir bem pouco dela, regue a planta. Se sentir umidade logo que fizer isso, espere mais um pouco. Quando estiver em dúvida, sempre espere mais um dia.”
Fonte: WikiHow shorturl.at/mBS03