Por data

Como remover manchas orgânicas em piscinas

“1- Remova os materiais orgânicos da superfície da piscina. Geralmente, as manchas de cor verde-amarronzada estão relacionadas a resíduos naturais, como algas ou folhas deixadas no piso da piscina. Essas substâncias precisam ser removidas como parte do tratamento. As nódoas orgânicas não costumam ser difíceis de remover, mas com o tempo, sua piscina começará a ter uma cor marrom-claro opaca que não poderá ser removida. A descoloração marrom ocorre muito lentamente e pode ser difícil de notar no começo.

  • Se você tiver árvores que pendem sobre sua piscina, preste atenção nas folhas, nos galhos, ou nos frutos que podem cair na água. Você pode usar uma peneira de piscina para limpar os detritos de forma rotineira.
  • Quaisquer detritos naturais que flutuarem até o fundo da piscina precisam ser removidos com um aspirador. Pode-se usar um aparelho portátil ou um automático que tenha um sensor.
2 – Lave a piscina com ácido. Caso surjam manchas permanentes, você pode esvaziar a piscina e lavá-la com ácido, se ela tiver um forro de gesso. Não é algo que possa ser feito com frequência, pois envolve remover de propósito uma camada fina do gesso da piscina. Para restaurar a superfície branca brilhante, você precisará fazer uma lavagem ácida a cada cinco anos.
3 – Experimente um tratamento de choque de enzimas e uma escova dura para remover as manchas. Esse processo pode retirar rapidamente as nódoas de cor verde-amarronzada que se formam nas manchas orgânicas.Você também pode tentar um produto químico baseado em enzimas. As enzimas naturais vão corroer o material orgânico para remover a mancha sem a necessidade de esfregar muito e sem o uso de substâncias fortes que danificam os forros das piscinas. Se a mancha estiver em toda a linha d’água da piscina por causa de materiais flutuando no topo, um limpador de enzimas ajudará a quebrar compostos orgânicos e óleos acelerando as reações químicas que contribuem para tornar as manchas praticamente invisíveis por conta própria. Prossiga com uma escovação completa para ter a certeza de retirar todos os detritos e os óleos deixados para trás.

4 – Dê um choque de cloro na sua piscina. As nódoas orgânicas são melhor tratadas clorando bastante a água e depois dando à piscina um pouco de amor e carinho com uma boa escovação. Você pode usar uma escova dura de cabo longo para alcançar todo o espaço. Procure despejar uma pequena quantidade do choque de cloro diretamente sobre uma mancha orgânica para fazê-la desaparecer na mesma hora. Cuidado: essa medida funciona muito bem nas piscinas de gesso, mas não tente usá-la para remover as manchas em uma piscina de vinil, pois ela pode remover o padrão do forro.

  • Teste a água para garantir que os níveis de pH e alcalinidade estão onde deveriam.O nível de pH deve ficar entre 7,4 e 7,6, enquanto a alcalinidade deve estar entre 100 e 150 ppm (partes por milhão).

5 – Remova as manchas localizadas com ácido muriático e uma escova. Com cuidado, despeje o ácido em um pedaço de cano de PVC e jogue-o sobre uma mancha na parede da piscina. Seja cuidadoso, pois se toda a piscina estiver um pouco manchada, você poderá acabar com um ponto branco brilhante cercado por uma cor mais escura.

  • Depois de usar o produto para a remoção, jogue cloro suficiente na piscina antes que a água se torne verde devido a um surto de algas.
6 – Pule as substâncias fortes com uma escova abrasiva. Experimente uma escova limpadora de rejunte para alcançar as fendas estreitas. Existem dois tipos diferentes que você pode comprar: um é para piscinas de concreto, e o outro é para as de vinil, portanto veja de qual precisa antes de comprar. Depois, você pode prendê-la a um cabo telescópico para remover as nódoas difíceis de alcançar.”
Fonte: WikiHow shorturl.at/hmCHI

Compartilhe: