Por data

Como regar as plantas do jardim com água cinza

“1. Comece aos poucos. A água cinza quase sempre contém um pouco de compostos de cloro e sódio vindos de sabão e detergentes. Com o tempo, eles podem acumular no solo e danificar as plantas. Para minimizar esse risco, alterne entre água cinza e limpa ou espalhe a água não potável por uma área maior com um sistema de irrigação.
  • A água cinza também contém produtos químicos benéficos, como nitrogênio e fósforo. Você até pode reduzir o uso de fertilizantes para evitar o excesso do fósforo.
2. Escolha bem as plantas. A plantas mais jovens e menores são mais suscetíveis ao acúmulo de sódio. Nesse caso, direcione a água cinza às plantas mais maduras.
  • Nunca use água cinza para regar vegetais que fiquem em contato direto com o solo ou em folhosos comestíveis.
  • Descubra se a Secretaria de Saúde do local onde você mora tem orientações específicas sobre o uso de água cinza para irrigação. Alguns lugares têm até leis que controlam o uso do líquido para esse fim.
  • A água cinza costuma aumentar o pH do solo. Não a use com plantas que se desenvolvem melhor em locais ácidos, como rododendros, samambaias e azaleias.
3. Mantenha a água em nível subterrâneo. O ideal é que a água cinza passe por canais de irrigação subterrâneos. Até dá para regar as plantas por cima da terra, desde que os humanos e animais minimizem o contato com o solo e a drenagem seja rápida. Contudo, como o líquido contém bactérias, nunca deixe ele formar poças ou acumular sobre a superfície e nem use sistemas de sprinklers, já que eles lançam o líquido no ar.
4. Veja se as plantas apresentam sinais de danos. Se você notar tons pálidos ou marcas e manchas nas extremidades das folhas, galhos mortos, uma falha no desenvolvimento ou algo do tipo, volte a usar água limpa. Os componentes nocivos da água cinza podem acumular com o tempo e danificar tudo.
5. Mitigue os efeitos nocivos. Você pode fazer algumas coisas para reduzir os riscos do uso da água cinza:
  • Deixar o solo sempre levemente umedecido para que o sódio drene.
  • Diminuir o pH do solo com aditivos até ele chegar a 7.
  • Adicionar 5 cm de adubo à superfície do solo.”

Texto: Coescrito por Bess Ruff, MA | Fonte: Wikihow shorturl.at/pLQU0

Compartilhe: