De onde veio toda a água que existe no mundo?
“De onde veio toda a água que existe no mundo, você sabe? Nesse artigo você vai ter essa resposta bem como demais explicações sobre o tema. Acompanhe a seguir!
Por maiores que tenham sido os avanços da ciência durante toda a história da humanidade, ainda existem algumas coisas que não sabemos exatamente como ocorreram. Sobre estas, os cientistas se debruçam, levantando hipóteses e testando as possibilidades, para somente então fornecer um posicionamento científico que ajude as pessoas a compreenderam mais sobre o planeta Terra.
Hoje os conhecimentos sobre a composição do planeta Terra já fornecem muitos subsídios para compreensão das origens e da estrutura do planeta, mas ainda assim, existem muitas dúvidas que permanecem.
A compreensão sobre o ciclo da água auxilia no entendimento deste recurso como algo renovável, ou seja, que está em permanente dinâmica.
No entanto, a origem da água existente no planeta Terra ainda gera alguns questionamentos, já que essa composição é bem diferente da dos demais planetas do Sistema Solar. Existem algumas teorias possíveis para explicar de onde veio toda água existente na Terra.
Qual a origem da água no mundo?
As dúvidas sobre a origem da água no planeta Terra são várias, já que pesquisadores divergem sobre se a água estaria mesmo desde o início da formação do planeta na nuvem protoplanetária, ou se teria vindo com outros corpos celestes em momentos posteriores após o resfriamento do planeta.
Os questionamentos são fundados especialmente quando levada em consideração a formação do próprio planeta em conformidade com a teoria do Big Bang, em cerca de 100 milhões de anos após a origem do Sistema Solar.
sso porque com a consolidação e resfriamento do magma, teria ocorrido também a condensação da água, havendo sua consolidação há cerca de 4,5 bilhões de anos. No entanto, há pouco entendimento sobre os motivos pelos quais a água não teria sido varrida da atmosfera pela radiação solar.
Hipótese 1: Cometas trouxeram a água
Uma das hipóteses mais aceitas na ciência é a de que a água teria sido trazida para a Terra por outros corpos celestes, especificamente cometas. Essa linha de pensamento afirma que, assim como o planeta Terra, os outros planetas mais próximos da Terra, Mercúrio, Marte e Vênus, também não apresentam em seu contexto original as condições ideais para a formação de água.
Assim, a ideia é de que a água teria efetivamente chegado a Terra em um momento posterior ao resfriamento. Os cometas teriam sido os transportadores, porque foi descoberto que na cauda destes estão presentes rochas e blocos de gelo.
No entanto, há discordâncias em relação a esta teoria, já que foi descoberto que o tipo de água carregado pelos cometas não tem semelhanças químicas com a água presente no planeta Terra. Ainda assim, há uma predominância em acreditar que a água não esteve originalmente na Terra.
Cinturão de asteroides
Outra hipótese é a que leva em consideração uma possibilidade de a água ter vindo do cinturão de asteroides, o qual é uma região do Sistema Solar, a qual se encontra entre as órbitas de Marte e Júpiter. Pela proximidade com o Sol, os cientistas não acreditavam que nesta região pudesse haver água, a qual já teria sido extinta pela radiação.
Apesar disso, foi encontrada uma evidência da existência de gelo nesta região, a qual foi encontrada em um asteroide chamado 24 Themis.
A descoberta deu mais subsídios para os pesquisadores avaliarem se a água existente na Terra pode ou não ter advindo desta região, quando houve o bombardeamento dos planetas do Sistema Solar pelos corpos celestes existentes neste, quando vários corpos celestes se fundiram.
Ainda sobre as crenças de a água ter vindo de fora do planeta Terra, acredita-se que os condritos carbonáceos tenham sido os responsáveis por trazer a água para a Terra, já que além do carbono, estes podem conter também água e minerais alterados pela água.
Hipótese 2: A água foi formada na Terra
Ainda assim, há teorias e pesquisadores que visam mostrar que a água não veio de fora do planeta, mas que foi formada neste. Uma delas afirma que durante o processo de desgaseificação da Terra, seu núcleo continuava quente, o que fez com que houvesse a expulsão para a crosta terrestre de uma alta quantidade de água em forma de vapor.
Os vulcões ativos expeliram gás hidrogênio e vapor de água, que teria possibilitado a formação da atmosfera, criando o ciclo da água.
Desta forma, a água na Terra teria se formado pela atividade vulcânica. Essa teoria, no entanto, enfrenta algumas limitações para sua explicação, especialmente pelos questionamentos que surgem sobre a condição de manutenção dessa água em um momento evolutivo da Terra muito quente, e com a intensa ação da radiação solar.
As dúvidas sobre a origem da água na Terra não são isoladas do contexto, já que os pesquisadores têm se dedicado a outras tantas questões ainda sobre o planeta, como as dúvidas sobre a própria Lua, sobre a estrutura interna da Terra, dentre outras.”
Texto: Prof. Luana Polon | Fonte: Estudo Prático https://bit.ly/33eHXMJ